Publicado por: edisonlsm | 23/07/2012

Euro 2012 – Especial: Autobahn

Autobahn

Desde pequeno ouço falar nessa lendária rodovia, a Autobahn, onde não há limite de velocidade. Foi uma das primeiras coisas que pesquisei quando estava planejando esta viagem. E qual não foi minha surpresa ao descobrir que não é a Autobahn, mas sim as Autobahns?

Autobahn nada mais é que “auto-estrada” em alemão. Todas as auto-estradas na Alemanha são Autobahns. E existem 12,800km delas por aqui.

Então, Edison, quer dizer que existem quase 13mil km de estradas na Alemanha onde não há limite de velocidade?

Não exatamente. Muitos trechos da Autobahn que possuem algum perigo possuem velocidade limitada. As velocidades variam desde 130km/h até 60km/h. Geralmente ocorre em trevos, em curvas perigosas e em obras. De acordo com a Wikipédia, aproximadamente 50% dos trechos tem velocidade limitada. Portanto, podemos concluir que há aproximadamente 6400km de auto-estrada sem limite de velocidade na Alemanha.

Mas sem limite de velocidade devem acontecer muitas mortes na Autobahn, certo?

Errado. De acordo com uma pesquisa do International Transport Forum, 430 pessoas morreram nas Autobahns da Alemanha em 2011. Isso dá pouco mais de uma morte por dia, um número que pode ser considerado baixo.

Apesar de não possuir limite de velocidade, as Autobahns são incrivelmente seguras. Essa segurança é gerada por uma junção de três fatores:

1) Infra-Estrutura: O asfalto da Autobahn é incrivelmente bem conservado e as curvas são abertas e com a inclinação correta. As faixas são largas e a rodovia é incrivelmente bem sinalizadas, especialmente nos trechos em obras.

2) Veículos: Para poder circular na Autobahn, o veículo tem que alcançar, no mínimo, 60km/h de velocidade. Além disso, a Alemanha é a terra de grandes montadoras, o que faz com que a maioria dos veículos daqui alcancem altas velocidades facilmente sem perder estabilidade e sem representar perigo para os passageiros. É difícil ver um caminhão abaixo de 90km/h, quem dirá os carros. Estima-se que a velocidade média dos veículos na Autobahn seja de 140km/h.

3) Motoristas: A consciência dos motoristas é muito importante para a segurança do sistema. Não é porque é permitido por lei chegar a 300km/h que vai se fazer isso para morrer na próxima curva. A maioria dos carros circula a 140, 150km/h e o máximo que já vi foi um a 190km/h. Além disso, a Autobahn possui uma velocidade máxima recomendada de 130km/h. Isso quer dizer que você não será multado se exceder essa velocidade, mas sua culpa será agravada caso aconteça um acidente. Justo, muito justo.

Um sistema como a Autobahn que não possua todos os três quesitos citados acima se tornaria inviável.

        Autobahns com 2 e 4 faixas

Outras informações úteis:

– A Autobahn NÃO possui pedágio. Não sei se a Alemanha possui um sistema igual a Suíça onde donos de veículos pagam um imposto específico para a manutenção das auto-estradas. Mas são todas mantidas pelo governo;

– As saídas da Autobahn são limitadas, mas existem em um número relativamente maior que nos outros países, tendo em vista o fato que não possui pedágio, o que facilita os trevos;

– Existem postos de combustíveis a cada 50km na Autobahn. E todos possuem uma lanchonete anexada (além da própria loja do posto). Também há lanchonetes separadas, mas são raras.

– A maioria das Autobahns possuem 2 faixas e um acostamento do lado direito em cada sentido. Porém, em algumas o acostamento vira uma faixa adicional (dependendo do trânsito). As mais movimentadas possuem 3 faixas e o acostamento e nas proximidades de grandes cidades chegam a possuir 4 faixas.

– Os trechos com obras são incrivelmente perigosos. Para não diminuir causar grandes engarrafamentos, eles estreitam a faixa da esquerda para poder fazer mão dupla de um lado só. Diria que os desvios causados pelas obras são o único defeito da Autobahn.

Anúncios

Responses

  1. Esse item 3 inviabiliza estas autobahns no Brasil.

  2. […] Fonte: https://viagensfotoseafins.wordpress.com/2012/07/23/euro-2012-especial-autobahn/ […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: