Publicado por: edisonlsm | 21/07/2012

Euro 2012 – Dia 14 (Frankfurt Oder, Dresden, Leipzig)

Frauenkirche, Dresden

A grande metrópole alemã, ponto de início da minha viagem, é conhecida por nós e pelo resto do mundo como Frankfurt, mas aqui na Alemanha ela é sempre identificada por Frankfurt am Main (Frankfurt no Meno, rio que corta a cidade). Isso fez eu me perguntar se existia outra Frankfurt na Alemanha. E existe.

Frankfurt (Oder) fica a 100km de Berlim, na divisa com a Polônia. Recebe esse nome por causa do rio que banha a cidade. (Quando li esse nome pela primeira vez achei que ‘Oder’ era ‘outra’ em alemão. Enfim…). A cidade do lado alemão tem bem cara de interior e nenhuma grande atração que chame a atenção. Do outro lado do rio, a cidade polonesa de Slubice possui um calçadão com casas coloridas, mas nada que seja inédito. Vale mais pela curiosidade de ir em uma Frankfurt diferente na Alemanha. É o chamado Turismo Hipster.

        Slubice, Ponte sobre o rio Oder, Frankfurt ODer

Saindo da outra Frankfurt, partimos rumo a Dresden. A capital do estado da Saxônia possui muitos prédios históricos à beira do Rio Elba. A praça de Neumarkt também merece atenção, pois ali fica a igreja de Frauenkirche, que foi destruída na 2a. Guerra Mundial e foi totalmente reconstruída recentemente. O interior possui belíssimas decorações e a entrada é gratuita. Aparentemente, a cidade possui dois centros, o novo e o velho, um de cada lado do rio. Dresden é uma cidade que merece ser conhecida com calma, o que infelizmente não pude fazer.

        Neumark, interior da Frauenkirche, beira do rio Elba

        

        Construções histórias à margem do Rio Elba

O destino final de hoje foi Leipzig. A parada aqui foi mais estratégica do que pelas atrações da cidade. O centro é igual ao de outras cidades, com um emaranhado de calçadões ligando a praça central até a estação central de trem (que é gigantesca. Maior que a de Berlim (!!)). Destaque para a antiga prefeitura e para a igreja de vidro que faz parte da universidade de Leipzig.

        Igreja da Universidade de Leipzig e Antiga Prefeitura

Auf Wiedersehen!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: