Publicado por: edisonlsm | 19/07/2012

Euro 2012 – Dia 12 (Berlim)

Torre de TV

Berlim, 19 de Julho de 2012, 23h19min

Primeiramente, devo dizer que, diferentemente da maioria das pessoas, eu não gosto de aprender sobre história durante as férias. Viajo para conhecer as cidades como são hoje, não sobre o passado delas. Esse foi um dos principais motivos de, esse ano, não estarmos viajando em uma excursão. Nunca memorizei nada que um guia falou. E isso influi muito nesse post.

Berlim é, disparada, a pior cidade pela qual passei até agora durante toda a viagem. A impressão que eu tive é que a cidade cresceu de forma muito desorganizada e que está meio abandonada pela prefeitura, mas isso pode ser consequência de seus absurdos 3,5 milhões de habitantes. Ou do fato de que há pouco mais de 20 anos a cidade era dividida por um muro.

As atrações turísticas daqui geralmente são relacionadas à história recente de Berlim, mas falo delas mais pra frente.

A principal atração da cidade é o Portão de Brandemburgo, que é basicamente um Arco do Triunfo (tem até uma avenida que lembra a Champs-Elysées que acaba nele). Logo do lado fica o belíssimo prédio do parlamento alemão, também conhecido como Reichstag. É possível entrar nele e, inclusive, subir na cúpula de vidro. Como não o fiz, não posso informar preços e horários.

        Parlamento Alemão e Portão de Brandemburgo

A Ilha dos Museus chama a atenção pelas construções históricas. Merece destaque a monumental Catedral de Berlim pelo tamanho. Obviamente, não entrei em nenhum dos museus e, infelizmente, nem na Catedral, que cobra a facada de 7 euros pelo ingresso.

        Catedral de Berlim, Museu Antigo, Catedral de Berlim com a Torre de TV ao fundo

Uma das atrações mais legais de Berlim é a Torre de TV. Situada em Alexanderplatz, possui um mirante a 200m de altura que te permite ver a desorganizada cidade de cima. A entrada custa 12 euros e o elevador sobe incrivelmente rápido. Cuidado para não ficar tonto e sentir a torre balançar igual eu (sério).

        Berlim vista de cima

Sobre os monumentos relacionados a história recente, os que visitei até agora foram apenas o Topografia do Terror e o Checkpoint Charlie.

Muro de Berlim

No Topografia do Terror, há um pedaço do muro de Berlim que foi mantido (o que na minha opinião foi errado. Há certas coisas que não precisam ser sempre lembradas) e vários painéis contando a história “recente” da cidade, desde a crise da 1a. guerra até a queda do muro, passando pelo regime nazista e pela guerra fria. Pra quem gosta disso, é uma boa pedida.

Já o Checkpoint Charlie, que era um ponto de fronteira entre as Alemanhas, possui atualmente apenas uma réplica do posto de controle dos EUA (e um soldado com uma bandeira sei lá fazendo o quê), uma placa similar da época com um alerta americano e outra com uma foto de um soldado soviético de um lado e de um soldado americano do outro. Só isso. Vale a visita só pelo contexto histórico. E olhe lá.

        Checkpoint Charlie

Amanhã ainda ficarei em Berlim e terei tempo para mais uns passeios. Dificilmente mudarei minha opinião sobre a cidade. Mas quem sabe, né?

Auf Wiedersehen!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: