Publicado por: edisonlsm | 17/07/2012

Euro 2012 – Dia 10 (Copenhague)

Nyhavn – Copenhague, DK

Copenhague, 17 de julho de 2012, 21h09min

Devo admitir que estou um pouco decepcionado com Copenhague. Não que a cidade seja ruim, muito pelo contrário. Eu é que estava esperando demais. Achei que ela se igualaria a Oslo e Zurique no quesito “se-pudesse-me-mudava-pra-cá-amanhã”. Mas ela não ficou muito longe.

A cidade é muito mais movimentada do que eu imaginava. Os calçadões pelo qual passei no centro estavam incrivelmente lotados. A maior parte das ruas estava engarrafada.

Nas mais de 5h em que andamos pelo Centro deu pra passar por todos os pontos turísticos. Passei pela Torre Redonda, um observatório onde se sobe para ver a cidade de cima. Mas como o meu quarto no hotel fica no 20º andar e me proporciona essa maravilhosa vista aqui, não tinha porque pagar pra entrar e morrer de canseira pra subir aquelas rampas.

Perto da Torre Redonda, fica o castelo de Rosenborg (que tinha em miniatura na Legolândia, lembra?). Pra variar, não entrei no castelo, mas os jardins que ficam em frente são maravilhosos. Do lado dele fica o Jardim Botânico, que é igual as outros: lago, jardins, estufa.

        Castelo de Rosenborg e seus jardins

Como sempre, o centro é cheio de calçadões, que interligam as praças principais. Um pouco mais afastada fica a praça de Kongens Nytorv, a praça do rei, que infelizmente está fechada por causa das obras do metrô e, pelo que pude entender das placas em dinamarquês, vai ficar assim por algum tempo (acho que até 2018). Uma pena.

        Torre Redonda, Calçadões do Centro, Teatro Real

Porém, do lado desta praça fica o canal de Nyhavn, a área mais famosa de Copenhague. Sabe aquela imagem mental que você tem de Copenhague? É aqui. Casas coloridas na beira do canal que é atravessado por pontes, no maior estilo Amsterdam. A visão é lindíssima. Há vários passeios de barco pelo canal, inclusive com narração em português. É incrivelmente cheio de restaurantes.

        Canal de Nyhavn

Claro que não poderia deixar de falar sobre as lendárias ciclovias de Copenhague. São realmente tudo aquilo que ouvia falar. Incrivelmente organizadas, funcionam como uma rua normal. Possuem sinaleiros nos cruzamentos (e ninguém fura!!!) e são perfeitamente demarcadas e sinalizadas. Possuem um movimento incrível (uma vez contei 16 bicicletas paradas no sinal!) e não engarrafam igual os carros.

Copenhague segue o estilo nórdico das maravilhosas Oslo e Estocolmo, apesar de possuir uma leve influência alemã. Porém, não está no mesmo patamar de suas companheiras nórdicas graças ao alto movimento de pedestres e carros, cena que não se repete nas outras cidades. Mas é uma excelente cidade. Acima da média.

Farvel!

Bônus: Canal de Nyhavn e Ponte da Torre de Londres reproduzidso com LEGO na loja da Lego no centro de Copenhague.

        

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: