Publicado por: edisonlsm | 31/07/2011

Eurotrip 2011 – Grécia

O ideal seria ter feito esse post logo depois de ter passado pela Grécia, mas como já disse por aqui, o tempo é muito curto nessas excursões. Portanto, peço desculpas antecipadas por alguns detalhes que possam estar faltando.
 
Partenon iluminado de noite
 
 

Templo de Zeus

A Grécia é um lugar mais do que especial para quem gosta de história, filosofia ou mitologia, mas como não sou fã de nenhuma dessas artes, visitei a Grécia como se fosse um país como qualquer outro, sem aquela sensação incrível que algumas pessoas sentem. Mas isso não me impediu de aproveitar a visita.

Atenas está cheia de história. Por toda a cidade construções mais do que antigas marcam a paisagem, como, por exemplo, o Estádio Panathinaiko, construído antes de cristo e reformado para receber as olimpíadas de 1896, e as ruínas do Templo de Zeus. Mas a principal é, claro, a Acrópole. E lógico que não podia deixar de ir lá.

Partenon

O acesso a Acrópole não é dos mais fáceis, até porque ela fica em cima de uma montanha de pedra. Metade dessa montanha é subível por ônibus, mas a parte final é feita por escadas manuais, sendo que grande parte delas são de mármore, ou seja, são incrivelmente escorregadias. Lá no alto, infelizmente, não se pode entrar no Partenon nem nas outras construções, só é possível circulá-las. Mas mesmo assim é visita obrigatória para qualquer um que vai para Atenas.

Praia de pedra

No outro dia, pegamos a linha “Platão” do bonde de Atenas (até as linhas de bonde lembram filosofia, pqp) até a antepenúltima parada para chegar em Glyfada. Conhecida como a ‘Riviera Grega’, é um balneário que possui muitas lojas de grife e um incrível número de restaurantes. A praia do centro é horrível, mas vale a visita, principalmente por que metade do trajeto de bonde é feito a beira-mar propiciando belíssimas vistas das prais gregas. Recomendo descer na estação ‘Parada Glyfadas’ que fica um pouco antes do centro e ir conhecer a belíssima praia de pedra que tem ali.

Pôr-do-sol

Na parte da tarde, fomos até o Monte Lycabettus, o ponto mais alto de Atenas. Segundo a mitologia, ele surgiu quando a deusa Athena derrubou uma pedra que carregava para construir seu templo na Acrópole. O acesso até o topo é feito por um funicular, mas para chegar na entrada desse funicular é necessário encarar uma enorme subida. Mas compensa muito, a vista da acrópole e de toda a cidade de Atenas a partir de lá é incrível. E eu ainda fui no fim da tarde e pude presenciar o pôr-do-sol. Recomendo totalmente.

Canal de Corinto

No penúltimo dia na Grécia, saímos cedo de Atenas rumo a Olímpia. Paradas no Canal de Corinto, Epidauro e Nauplia.

O Canal de Corinto é um canal que une os mares Jônico e Adriático. Com seus 24m de largura e 6km de extensão, evita com que os navios tenham que dar uma volta de mais de 500km em torno da Grécia para chegar de um mar a outro. Não é tão bonito assim, vale só se você der sorte e ver um navio passando por ali.

Teatro de Epidauro

Epidauro é uma cidade do interior da Grécia. Terra do deus da Medicina, Esculápio, possui um enorme museu com equipamentos usados pelos médicos a 2 mil anos atrás. Também possui um teatro, cujo tamanho e acústica impressionam.

Nauplia foi uma parada apenas pra almoço, mas, como geralmente acontece, foi uma das paradas que mais gostei. Não possui nenhuma grande atração turística histórica, mas é uma graça de cidade.

Estádio de Olímpia

No outro dia fizemos a visita a Olímpia. A cidade em si é minúscula, tem apenas uma rua central com lojas de souvenir. O seu sítio arqueológico está muito mal conservado, sobrou muito pouco das construções usadas nas olimpíadas a mais de 2mil anos atrás, culpa das enchentes e dos terremotos. Mas vale a visita por causa da história que ronda aquele lugar.

A última parada na Grécia foi em Patras para almoçar e pegar o barco para ir para Itália, onde falarei no próximo post. É uma cidade bem comum, não tem nenhum diferencial.

Infelizmente, não pude ir na parte mais bonita da Grécia que são as Ilhas Gregas, teve de ficar para uma próxima vez. Uma pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: