Publicado por: edisonlsm | 18/02/2011

DCPB – Dia 14 (Recife para Aracaju)

O post de hoje tem uma crítica severa a capital Pernambucana. De todas as capitais nordestinas que visitei, a única em que fui visitar o centro foi Recife, ou seja, não posso compará-lo com outras cidades da região. Mas posso muito bem comparar com outras cidades brasileiras do sul e sudeste. E usando isso como base afirmo: o centro de Recife é um LIXO.

Calçadão na beira do rio

E não, não é uma gíria para dizer que é ruim, ele é literalmente um lixo. Para começar, o centro de Recife é cortado por alguns grandes rios, e o cheiro deles, pra variar um pouco, é insuportável. Foi construído um calçadão belíssimo com bancos para sentar na beira do rio, mas duvido que alguém consiga ficar mais de um minuto ali por causa do fedor. Tá, pode até se dizer que isso não é culpa da capital, que a poluição do rio vem de outra cidade e blá, blá, blá, mas em uma rua do centro havia esgoto correndo a céu aberto na beirada da rua. Pessoas com estômago fraco teriam vomitado ali, o fedor é insuportável. Entrei em uma igreja e saí o mais rápido possível porque não consegui ficar ali. Uma cidade assim não merece nenhum turista. Para completar, não conseguimos achar a saída para a BR-101 usando as placas, tivemos que recorrer para o GPS, sem contar o bairro horrível que tivemos que atravessar.

Orla de Boa Viagem

O mais revoltante é o contraste absurdo que existe nessa cidade. A praia de Boa Viagem é totalmente diferente. Prédios de alto padrão, uma avenida linda com calçadão e ciclovia nos 8km de praia, várias opções de entretenimento para a população. Não é a toa que todos os hotéis ficam por ali. Parece que a prefeitura quer mudar o centro para lá, porque a impressão de que passa é que todos os recursos do município vão para Boa Viagem e o centro histórico, que ainda é chamado de centro, foi totalmente abandonado. Ah sim, a praia de boa viagem tem uma peculiaridade, há praias em todos os cantos avisando sobre o perigo de tubarões (sim, tubarões!!!!), afinal vários surfistas já foram atacados ali. Acho difícil alguém entrar no mar numa praia dessa.

Maragogi

Finalmente, depois de todos os problemas fétidos, saí de Recife. Fomos até Maceió pelo litoral. Passamos a 20km da bela Porto de Galinhas, que possuí praias com piscinas naturais criadas por arrecifes, mas infelizmente não podemos ir até lá por falta de tempo. A estrada é uma boa opção para quem não tem muita pressa, porque desvia a movimentada BR-101 e passa por diversas praias da região. Em todo este caminho só paramos na belíssima praia de Maragogi. Uma faixa de areia pequena, cheia de coqueiros e com uma água verde e transparente, uma vista deslumbrante.

Orla de Maceió

Chegamos em Maceió, almoçamos e passamos por toda a orla para sair em direção a Aracaju. A orla dentro da cidade deve ter mais de 10km. E em todos os 10km tem um calçadão com quiosques, coqueiros na beira da faixa de areia e um mar verde também, muito lindo. Pena que não deu pra aproveitar a praia por aqui. Eu já estive em Maceió, mas como faz uns 10 anos eu não lembro de praticamente nada, então foi como conhecer pela primeira vez a cidade. Diz minha mãe que a orla é maravilhosa, mas que 2 quadras para dentro a cidade é horrível e muito pobre, ao menos era assim a muitos anos atrás, não pude ver como está agora.

Pôr-do-sol na BR-101

O caminho até Aracaju foi muito tumultuado. Tivemos que pegar a BR-101 porque não era possível ir pelo litoral, porém ela está em processo de duplicação. A rodovia está toda cheia de obras, tá um inferno trafegar por ali, paramos em 3 barreiras! Depois do susto de Recife, reservamos hotel em Aracaju, portanto não teve nenhum problema em chegar na cidade de noite. Planejávamos chegar de tarde, mas as obras nos fizeram realizar uma média de 60km/h e atrasou tudo. A única coisa que valeu foi o maravilhoso pôr-do-sol que vimos na estrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: