Publicado por: edisonlsm | 14/02/2011

DCPB – Dia 10 (Juazeiro do Norte)

Interior da Igreja dos Salesianos

O dia de hoje teve um trecho até que razoável de estrada, foram aproximadamente 400km de Petrolina até Juazeiro do Norte. Chegamos aqui, almoçamos no shopping e fomos conhecer a cidade.

Juazeiro do Norte é mais uma cidade conhecida pelas igrejas. Aqui é a terra do Padre Cícero, considerado praticamente um santo por muitos nordestinos, mas como ele não é oficialmente um santo nenhuma igreja é apenas em homenagem a ele.

Sobre a cidade em si, é uma cidade como outra qualquer. As lojas se concentram quase todas em uma rua (hoje tava fechado, aquilo deve ficar um formigueiro amanhã), mas as ruas foras do centro formam quase que um labirinto, elas fazem tantas curvas que você quase se perde.

Vista externa - Perpétuo Socorro

A maior igreja da cidade, e que é a que mais chama a atenção assim que se chega na cidade, não tem nada a ver com Padre Cícero, é a igreja dos Salesianos. Como ela parece uma basílica, entramos e só depois descobrimos que não era a igreja que estávamos procurando.

A festa do Padre Cícero é realizada em duas igrejas, a Igreja do Perpétuo Socorro e a Igreja Matriz. O túmulo dele fica na de Perpétuo Socorro e é realizada uma procissão entre as duas. Assistimos uma missa nesta igreja hoje, ela é muito pequena. Chegamos meio em cima da hora, ficamos em pé e várias pessoas assistiram da praça, mas o sistema de som é preparado para as pessoas assistirem (ou pelo menos ouvirem) de fora da Igreja.

Interior - Matriz

Na Igreja Matriz há uma estrutura maior para romeiros, há um estacionamento grande e um grande centro de romeiros (que na verdade acho que vai ser um lugar com um monte de lojinha vendendo lembrança) está sendo construído do lado. Acontece algo semelhante, muitas pessoas assistem a missa de fora, porém, existem bancos de igreja colocados fora da igreja, no estacionamento em frente. Não é possível enxergar o padre, mas há caixas de som externas e você consegue ouvir tudo. Idéia bem interessante.

Para completar, no alto de um morro, há uma estátua enorme do Padre Cícero. É possível subir até lá de carro (tem uma via sacra desenhada no caminho na beira da rua) e há uma estrutura relativamente boa lá em cima, com algumas lojinhas e banheiros.

Altar onde fica o túmulo do Padre Cícero, Estátua Gigante dele e Via Sacra na rua subindo para a estátua.

Amanhã conhecerei o Metrô do Cariri e pretendo fazer um post especial sobre ele.

Anúncios

Responses

  1. pelo que vejo vc nao se informou corretamente de juazeiro?”lojas con
    centradas em uma só rua??????…vc tem que vim pra ca e se disligar
    mais do centro”bairro”…juazeiro hj fora a rua sao pedro ,tem mais
    5zonas comercias e grande…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: