Publicado por: edisonlsm | 12/02/2011

DCPB – Dia 8 (Beirando o rio S. Francisco)

Casa Nordestina

Beirar o rio São Francisco foi praticamente só o que fizemos hoje. Saímos de Bom Jesus da Lapa e viemos até Xique-Xique, utilizando apenas estradas que iam próximas ao rio. O interessante foi que passamos por vários bairros que ficam afastados das cidades, onde é possível ver o nordeste de verdade, aquele que aparece em filmes, com as casas meio que precárias, no meio do cerrado, com suas cisternaspara captar a água da chuva, sua única fonte de água em um lugar tão seco.

Entrada de Paratinga

Saímos de Bom Jesus da Lapa e a 1ªcidade pela qual passamos foi Paratinga, uma cidade relativamente pequena que fica a beira do rio S. Francisco. Depois seguimos até Ibotirama, também banhada pelo mesmo rio. As duas cidades são muito semelhantes, relativamente pequenas (aprox. 30mil habitantes) e bem com cara de cidade de interior. Almoçamos em Ibotirama, cruzamos o rio e pegamos uma estrada que nos levaria até Barra, só que essa estrada estava totalmente diferente do que pensávamos.

Estrada em reforma

A estrada estava num estado PÉSSIMO de conservação, em alguns locais havia mais buracos que asfalto. O bom é que a rodovia está sendo reformada, há várias máquinas trabalhando, e há diversos trechos onde o asfalto foi totalmente arrancado e virou uma estrada de chão. Inclusive, tivemos que parar para aguardar uma máquina terminar de aplainar o asfalto. O problema é que as obras estão apenas nas pontas deste trecho de 150km, diria que no máximo 40km estão sendo reformado por enquanto. Os outros 80km alternam trechos muito bons com trechos totalmente esburacados, acredito que serão arrumados no futuro.

Balsa do R. São Francisco

Depois desse pequeno transtorno, chegamos a cidade de Barra, mais uma a beira do R. São Francisco. Nessa cidade um outro rio (que não consegui descobri o nome) se junta ao Rio São Francisco. O centro inteiro dessa cidade fica na beira deste rio, o problema é o cheiro insuportável que vem dele. Se vão construir o centro em volta dele façam o favor de não poluir!

Aqui não há ponte, se atravessa o R. São Francisco de balsa. Uma tempestade estava se aproximando, a balsa era bem precária, mas não houve nenhum problema. Só achei um absurdo cobrar 10 reais para atravessar para o outro lado, em Guaratuba naqueles ferry-boats modernos eu acho 4,50 caro. Mas não havia outra opção.

BA-160 com Chapada Diamantina ao fundo

Após a travessia, ainda tínhamos mais de 80km para o nosso destino. Logo após sair da Balsa, a estrada era pior do que a que usamos para chegar até Barra, ela conseguia ter mais buracos que aquela. Porém, uns 10km depois, havia um desvio por causa de uma ponte em construção e a estrada mudou completamente.

Logo após essa ponte, a estrada era outra. O asfalto estava perfeito, novinho, acredito que foi recapado há muito pouco tempo. Como há muito pouco movimento, acredito que essa estrada ficará em ótimo estado por muitos anos.

Chapada Diamantina

Mas não é só isso, este trecho da estrada passa do lado da Chapada Diamantina, com seus grandes rochedos de pedra, transformando esta em uma das rodovias mais bonitas que eu já passei. Havia um topo de um morro do qual era possível enxergar o Rio São Francisco correndo há alguns quilômetros de distância no meio da mata, uma vista belíssima.

Chegamos em Xique-Xique no começo da tarde. É uma cidade que não tem nenhuma grande atração turística, fica na beira de um outro rio e bem próxima ao São Francisco e é uma verdadeira cidade de interior, com direito a pessoas sentadas na rua na frente de suas casas jogando conversa fora. Uma pena que não é mais possível fazer isso nas cidades grandes.

Amanhã sairemos daqui de manhã rumo a Petrolina, uma grande cidade do interior de Pernambuco que também fica a beira do S. Francisco. Neste trecho, o rio é responsável pela divisa de estado entre Bahia e Pernambuco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: