Publicado por: edisonlsm | 11/02/2011

DCPB – Dia 6 (Brasília)

Esplanada dos Ministérios

Tá, isso foi dois dias atrás, mas só consegui tempo agora, então, façam de conta que foi hoje =P

Saímos cedo de Trindade, atravessamos a conturbada Perimetral Norte e chegamos a rodovia que nos levaria até Brasília. Trajeto bem curto e rápido, aprox. 200km.

Eu não sei porque, mas sempre quis conhecer Brasília. Fiquei muitos anos querendo ir lá, e nunca ia. Eis que esse ano em menos de 1 mês fui duas vezes na capital federal (17 de janeiro e 09 de fevereiro). E preciso dizer que não gostei.

Ponte JK

Brasília é uma cidade muito organizada. Talvez essa tenha sido a razão principal de não ter gostado, organização não é meu ponto forte. Para tudo existe um setor, setor de casas, setor de hotéis, até setor de gráficas eu vi ali. Além disso, o trânsito é bem diferente, porque no plano piloto (o avião, o coração de Brasília) quase não há esquinas e/ou sinaleiros, a maioria dos cruzamentos são com pontes e viadutos.

Na minha ida dia 17 andei pelos principais pontos turísticos, que são a esplanada dos ministérios e a praça dos três poderes, que fica no final da esplanada, ao lado do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal e a ponte Juscelino Kubitschek (quero ver escrever esse sobrenome sem jogar no google hehe).

Palácio da Alvorada

O que mais chama a atenção nesta região são os prédios, todos construídos por Oscar Niemeyer, já conhecido por suas formas que chamam a atenção. Infelizmente, as fotos do dia 17 ficaram em Curitiba, então todas as fotos desse post são do dia 9.

O único lugar que faltou conhecer da esplanada foi a catedral, que fui conhecer desta vez. Ela é toda de vidro, a entrada é meio que subterrânea e a catedral é muito bem iluminada, afinal, é toda de vidro. Outro lugar que aproveitamos para conhecer foi o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da república. O enorme gramado na frente chama muito a atenção.

Vista Interna - Catedral

De tarde, pegamos o metrô e fomos até Ceilândia, uma das maiores cidades satélites, com mais de 300mil habitantes. Descemos na estação chamada “Ceilândia Central” e, sinceramente, me senti no meio de uma favela. Os prédios baixos, grudados e mal acabados dão essa impressão horrível. Também não achei nenhuma praça ali perto, afinal, praças geralmente são o centro das cidades. Na volta, a bordo do metrô, pude observar a cidade de Águas Claras e percebi que não é uma cidade. São apenas prédios residencias aos montes, todas as quadras são cheias de prédios, mas não há uma estrutura de cidade, como comércio local. Ao menos, não pude ver do hotel.

Vista Noturna - Catedral

O maior problema foi no hotel, que foi muito caro (segundo minha mãe todos os hotéis ali são caros), fornecia um wi-fi gratuito com velocidade de discada que parou de funcionar de noite e queria cobrar 25 reais em um café da manhã. Simplesmente absurdo. A única coisa boa do hotel foi que ele ficava no começo da esplanada e tinha um terraço, que permitiu meu pai tirar essa foto aqui do lado da catedral toda iluminada de noite.

Responses

  1. Boa noite, irmão-nerd-autointitulado, eu moro em Ceilandia e cheguei ao seu blog muito por acaso, navegando sem rumo – na verdade, organizando as idéias para o meu próprio blog.
    Me incomoda esse rótulo de favela que as pessoas colocam em relação à cidade, embora não seja de todo absurdo esse conceito que as pessoas tem. Vale lembrar que por ser uma cidade de periferia, a galera não tem muito “tempo” para pensar, sabe como é, a cidade acaba por se tornar apenas uma cidade-dormitório: a galera sai muito cedo pra trabalhar e só volta muito tarde pra descansar e voltar para batalha no dia seguinte…
    Quem sabe na próxima vez que voltar ( se isso ocorrer é claro ) a cidade possa ter uma cara melhor, do tamanho de sua importancia – aliás, a Ceilância é a maior em população e seria uma das 30 maiores do Brasil se fosse um município isolado…

    Abc e boa sorte nas suas andanças…

  2. Águas Claras é uma cidade, Tem vários centros comerciais, entre eles dois shoppings center, e áreas de praças, parquinhos, etc, além de um parque, tem muitos prédios construídos, muitos também estão em construção ou serão construídos. Ceilândia, maior cidade do DF, obviamente é enorme, você pelo jeito só andou um pouco pelo centro de Ceilândia, que também é enorme, se estende por toda a avenida central, Helio Prates, e adjacências. Não conheceu todos os setores, bairros da cidade. Há várias praças na cidade, inclusive perto de onde você desembarcou. … “Descemos na estação chamada “Ceilândia Central” e, sinceramente, me senti no meio de uma favela. Os prédios baixos, grudados e mal acabados dão essa impressão horrível.” A cidade não é uma favela, nem dá a impressão de se estar “no meio de uma favela”. Sua percepção da cidade está é deturpada e superficial.. Ceilândia tem muitos prédios altos e que não são “mal acabados”, inclusive próximo da Estação Ceilândia Centro. a maioria deles não é “mal acabada” quanto ao fato de aparentarem ser “grudados” é uma característica de todo o Distrito Federal. Ceilândia é a maior cidade do DF, em tamanho e população, o maior colégio eleitoral do DF, e uma das economias mais pujantes do Distrito federal.

  3. Então, eu procurei prédios altos, os arranha-céus, mas acabei não vendo nenhum da estação. Admito que não andei pela avenida como deveria, mas esses prédios grudados e mal acabados a que me referi ficam nas ruas paralelas a estação de metrô. Imagino que tenha uma parte bonita e talz, mas eu acabei não vendo e peço desculpas por meio que ter generalizado, mas, da porta da estação, tudo que eu vi foram essas casas a que já me referi anteriormente. E Ceilândia parece ser enorme mesmo, 300mil habitantes.

    Sobre Águas Claras, eu só vi ela de dentro do metrô, mas é bom saber que tem shoppings center e coisas assim, parece uma cidade bonita, bem arrumada (ao menos foi a aparência que eu tive pelos prédios e pelas ruas). Quem sabe na próxima não dou uma passada por lá 😉


Deixe um comentário

Categorias

