Publicado por: edisonlsm | 07/02/2011

DCPB – Dia 4 (Serra da Canastra 2)

Hoje foi um dos dias mais confusos até agora e onde o planejamento não serviu pra nada. Primeiramente, nossos planos eram para ir para Uberlândia passando por Franca, SP e pegando a rodovia Anhanguera.

Acordamos cedo e fomos para a portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra. Por essa portaria se tem acesso a base da cachoeira Casca D’Anta, ou seja, esse é o melhor local para admirá-la e fotografá-la.

Casca D'Anta

Nessa portaria você é obrigado a estacionar o carro e ir a pé até a cachoeira, um caminho de mais ou menos 1,5km. No começo é uma estrada larga, mas próximo a cachoeira vira uma trilha fechada no meio da mata, um local muito bonito, uma bela paisagem.

É possível chegar bem perto da cachoeira, até tomar banho embaixo dela se quiser (o que não é recomendado, a profundidade ali é de 30m). A mais de 30m de distância já é possível sentir respingos d’água que saem da cachoeira.

A partir de São Roque são 20km de asfalto até Vargem Bonita e depois 23km de estrada de chão, pedaço esse que é muito ruim. Demora-se muito até de caminhonete para percorrê-lo. Isso acabou atrasando todo o nosso cronograma.

Trilha de acesso a cachoeira, pedras no Rio S. Francisco e cachoeira Casca d’Anta.

Chegamos de volta a São Roque as 12h (planejávamos chegar umas 10h30min) e partimos para a rodovia principal. Nesse trajeto mudamos de idéia e decidimos ir para Uberlândia pelo outro lado da Serra, passando pelos municípios de Formiga e Araxá.

Boiada cruzando a estrada

Um fato muito interessante nesse trajeto foi que pegamos 10km de terra (uma estrada muito boa por sinal) para cortar uns 50km, e no meio dessa estrada fomos obrigados a parar porque haviam bois cruzando a estrada. É esse tipo de coisa que me faz gostar de estrada de chão. Acho difícil isso acontecer numa rodovia asfaltada, certo? hehe

Logo depois de passar essa estrada, nos surgiu a idéia de mudar o pouso de Uberlândia para uma cidade 160km pra frente chamada Ituiutaba, que minha mãe queria conhecer. Ou seja, foi a terceira mudança no roteiro no mesmo dia.

Porém, pouco depois, percebemos que isso não seria possível. Chegaríamos em Ituiutaba as 22h, horário totalmente inviável de se chegar a uma cidade desconhecida e sem hotel. Como o horário previsto de chegada em Uberlândia era 20h, horário esse que também não é bom, decidimos pousar em Araxá. Ou seja, algo totalmente diferente do inicialmente planejado!

Interior das termas de Araxá

Infelizmente, não vou poder conhecer Araxá (vim aqui a 9 anos atrás, ou seja, com 7 anos de idade. Não lembro quase nada) porque amanhã já saímos cedo. Mas a cidade de Araxá é muito conhecida por suas águas termais. As termas de Araxá tem piscinas quentes, saunas e banho de lama! Também há uma fonte de água mineral onde se pega água de excelente qualidade e de graça! (Isso é comum aqui em Minas Gerais, principalmente no Circuito das Águas, mas mesmo assim é algo que merece destaque). Nas proximidades das termas há o Grand Hotel de Araxá, que fica num prédio histórico e tem uma grande fama. Nos fundos do hotel há um lago que foi construído com a forma do mapa do Brasil. A diária de um apartamento triplo em feriados e alta temporada chega a 912 reais!!!

Fonte d’água, lago no formato do mapa do Brasil e frente do Grand Hotel de Araxá.

Amanhã sairemos cedo de Araxá, passaremos em Uberlândia, depois em Ituiutaba e seguiremos até Trindade, GO, onde fica o santuário do Pai Eterno, um ponto de peregrinação. Acho difícil conseguir internet amanhã pra atualizar o blog, mas nunca se sabe…

Anúncios

Responses

  1. Lindas fotos, e, os lugares claro. No lago em formato do mapa não tem o acre néh ? xD
    hueuhuehuehe pretende ir pra lá ? xD

  2. Depois que passar por trindade/GO mande sua opnião para colocarmos em nosso site!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: