Publicado por: edisonlsm | 09/01/2011

Porto Alegre – Dia 3 (Serra Gaúcha)


Sim, é um pecado visitar Gramado e Canela no mesmo dia e ignorar o resto da região da Serra Gaúcha. Mas melhor visitar mal visitado do que não visitar.

Já fui em Gramado duas vezes, hoje foi a terceira. Mas como a última visita tinha sido a 10 anos atrás, minhas recordações eram poucas. Para mim, foi como visitar a Serra Gaúcha pela primeira vez. E é uma região encantadora.

Acordamos cedo, saímos de Porto Alegre, fomos direto pra Canela e depois voltamos para Gramado. Contarei parte por parte.

A Estrada

Acredito que a maioria das pessoas chegam a esta região pela estrada que sai de Nova Petrópolis, eu também já passamos por ali. Então, resolvemos mudar. Pegamos um caminho que faz quase que uma linha reta de Porto Alegre até Gramado.

Rodovia RS-115

Pegamos a RS-020 de Porto Alegre até a cidade de Taquara. Estrada boa, pista simples, movimento nem tão grande assim. Em Taquara mudamos de estrada e pegamos a RS-115 (pedagiada) rumo a Gramado. Outra estrada muito bem conservada (também, com um pedágio a R$7,20 e pista simples o asfalto tinha que ser no mínimo perfeito) e para completar há uma serra muito bonita neste trecho entre Taquara e Gramado toda cheia de hortênsias que hoje estavam bem floridas.

Pedágio na RS-115

(Não sei se foi para simplesmente explorar o turista ou se foi pra deixar os acessos a Gramado bem conservados, mas todos os 3 acessos a Gramado e Canela possuem pedágio. Não sei se todos são o mesmo preço, mas no acesso por Taquara o pedágio é abusivo. Paga-se 7,20 para andar nesta estrada de pista simples enquanto que na Freeway que liga Porto Alegre ao litoral e tem 3 faixas em cada sentido paga-se apenas 3,50. Pelo menos o pedágio é bonitinho hahaha)

Canela

Cheguei a Canela com dois objetivos em mente. Descer a escadaria que leva até a base da cascata do Caracol (passeio que não fiz 10 anos atrás porque era muito pequeno) e andar de trenó no Alpen Park.

Parque do Caracol

Cascata do Caracol

A cascata do Caracol é simplesmente uma das cachoeiras mais bonitas que eu já vi. Tem 131 metros de altura e o parque na qual ela está é muito bem preservado. Há um mirante para se observar a queda de cima, um elevador panorâmico para observá-la mais de cima, um trenzinho que conta a história dos imigrantes (só serve para crianças se divertirem, totalmente dispensável e caro) e a escadaria que leva até a base da cachoeira, meu grande objetivo no parque.


Placa Motivacional (?)

A escada que leva até lá embaixo possui aproximadamente 750 degraus. Antigamente havia uma passarela que cruzava o rio e te levava bem embaixo da cachoeira, mas ela quebrou e, aparentemente, foi abandonada e não será mais reconstruída. A descida é longa, a subida é muito cansativa, a escada é muito íngrime, mas a vista lá de baixo compensa e muito. Realmente, vale a pena pegar a escadaria e descer, imperdível!

Alpen Park

Trenó

Possui várias atividades de aventura como tirolesa, arborismo e trilha de quadriciclo. Possui até um Cinema 4D (qual seria a quarta dimensão?). Mas a grande atração é o trenó. Um trenó sem neve. Um trenó que desce por trilhos. O único trenó do Brasil.

Após 45 minutos na fila, finalmente consegui embarcar. E ele não é automático como eu pensei, você é quem controla os freios dele. O percurso tem pouco mais de 900m e ele chega a velocidade de 40km/h, adrenalina pura. A subida de volta é muito íngrime e você é puxado por um cabo de aço até o topo.

 

 

 

 

 

 

 

Catedral de Canela

 

 

 

 

 

 

 

Centro da Cidade

Após cumprir os dois objetivos que me motivaram a ir até a Serra Gaúcha, fui passear um pouco no centro da cidade. A Catedral é toda feita de pedra e fica no final de uma avenida toda enfeitada, uma bela visão. As casas no estilo alemão, assim como em Gramado, enfeitam a paisagem e dão um ar diferente para a cidade.

Gramado


Rua Coberta

A chuva atrapalhou e muito o meu passeio. A maior parte do tempo fiquei na Rua Coberta, uma das atrações turísticas de Gramado. É uma espécie de calçadão, cheio de lojas e restaurantes, só que com uma cobertura. Todos os turistas estavam ali se escondendo da chuva. Ela acaba exatamente na frente do prédio onde ocorre o tradicional Festival de Cinema de Gramado. A avenida principal estava toda decorada com enfeites natalinos e é marcada por prédios de estilo alemão e, claro, chocolaterias.

Rua do centro, Av. Borges de Medeiros e Casa dos Festivais

Chocolate Quente Cremoso

Inclusive, o chocolate é uma das atrações turísticas de Gramado, há várias lojas espalhadas pela cidade e a maior parte delas são fábricas independentes. O preço é um pouco alto se comparado as marcas tradicionais encontradas em mercados, mas vale a pena experimentar. Não há nada melhor para combinar com uma cidade fria que chocolate, muito chocolate. E além das barras tradicionais há chocolate líquido na maioria das lojas, gelado, quente, normal ou cremoso. Tive a oportunidade de experimentar o chocolate quente cremoso, altamente recomendado. Não saia de Gramado sem se entupir de chocolate hehe

Não sei se são as chocolaterias, se é o clima, se são as casas alemãs ou se são as ruas e praças floridas, mas Gramado é uma cidade encantadora. Impossível não se apaixonar por uma cidade dessas, relativamente pequena e no meio da Serra Gaúcha.

Vista da porta da catedral, vista da catedral e Av. Borges de Medeiros

Portal de saída da cidade: "Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado"

————————–

Visitar a Serra Gaúcha é um passeio indispensável para quem visita o Rio Grande do Sul. É altamente recomendado deixar um dia para cada cidade e conhecer o resto da Serra, como a região dos vinhos em Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa e as outras cidades pequenas nas proximidades, como Flores da Cunha, Nova Petrópolis, entre outras.

Anúncios

Responses

  1. eguuuuuua, gramado é lindo demais
    belas fotos… esse post ficou muito top
    parece cidade de cinema… pqp

    ri da placa motivacional kkk…
    foda é os gordin subir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: