Publicado por: edisonlsm | 06/01/2011

Porto Alegre – Dia 1

Como a distância de Porto Alegre à Curitiba é muito grande, foi praticamente um dia inteiro de carro. Saímos de casa as 6:25 e chegamos ao hotel em Porto Alegre as 16:35. Descontando a única parada de 55min para almoçar, foram 8h15min de viagem. E, por incrível que pareça, não foram tão cansativos assim.

Análise das Estradas:

Trecho 1 – Curitiba, PR -> Florianópolis, SC (BR 376/BR 101) (Pedagiada)

Bom, ao olharmos que a rodovia é pedagiada, já pensamos em uma estrada de alta qualidade. E pensamos certo. Este trecho é inteiro duplicado, o asfalto está muito bom, a viagem nele rende, apesar de haver vários congestionamentos no sentido Curitiba, todo mundo voltando e eu indo hahaha O trecho de serra é bem perigoso (não mais que a Dutra), passar com neblina ali deve ser horrível. Há 5 pedágios no valor de $1,20 cada.

Trecho 2 – Florianópolis, SC -> Osório, RS (BR 101)


Esse trecho está em duplicação, portanto, está muito chato andar por ali. Você fica tonto de tantos desvios, a pista se transforma de dupla pra simples do nada e vice versa. Os trechos duplicados estão excelentes, asfalto novinho, tá azul escuro ainda. Alguns trechos de pista simples já estão recapados, mas os demais estão com um asfalto péssimo. Como há um movimento considerável, principalmente nas proximidades de Florianópolis, fica impossível ultrapassar nos trechos simples e você acaba preso atrás de um caminhão por um bom tempo. O governo demorou demais para duplicar este trecho.

Em alguns trechos a pista é dupla mas as faixas estão pintadas como se fosse pista simples, isso pode causar algum acidente. Além disso, em alguns trechos, a pista é dupla mas uma das faixas está interditada, sem nenhuma razão aparente, como vocês podem ver em uma das fotos.

No Guia Quatro Rodas está escrito que, “segundo órgãos oficiais”,  a duplicação será concluída ainda este ano, mas olhando a situação de alguns trechos eu particularmente duvido. Mas o transtorno vale a pena, porque quando a duplicação for concluída, a estrada ficará excelente, sem contar que no sul de Santa Catarina o movimento é pequeno, então, a viagem nesse trecho definitivamente vai render.

*Próximo a Osório, já no fim da viagem, construíram um trecho que encurtou a viagem em quase 20km. Fizeram uma grande ponte sobre um grande banhado e construíram um túnel no morro que antigamente era contornado. Uma bela obra de engenharia. Que facilitou e muito a vida.

Trecho 3 – Osório, RS -> Porto Alegre, RS (BR 290 – Freeway) (Pedagiada)

Honra o título que recebeu do Guia Quatro Rodas de  melhor estrada do sul do país. Pista duplicada e com  3 faixas durante todo o trecho de quase 100km que  liga a capital gaúcha até a praia. O asfalto não está tão  perfeito igual o novo da BR-101, mas mesmo assim a  estrada é excelente. E o pedágio é de “apenas” R$3,50, porque no litoral do Paraná tem que ser 13 reais?

EDIT: Acabei de lembrar um ponto negativo da Freeway, o pedágio não tem suporte ao Via Fácil, aquele sistema de passar sem parar que atualmente está em quase todos os pedágios em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Fazia tempo que a gente não pagava pedágio na hora com dinheiro.

————-

Como acabei de chegar em Porto Alegre, as impressões sobre a cidade e algumas fotos sobre ela ficam pra amanhã 🙂

Anúncios

Responses

  1. muito bom! curti as fotos…
    ali na foto que você disse que tem um linha continua, deve ser proibida ultrapassagem, deve ter algum retorno ou alguma rua entrando na rodovia…
    na foto dsc09018, que vista hein *–*

    p.s:tem duas fotos ai que não tem links para abrir em tamanho maior

  2. Valeu por avisar, já arrumei ali. E bem a 9018, que foi uma das mais bonitas, não tinha em tamanho maior hehe

    E ali da faixa, não é que é proibido ultrapassar, é que antes tava em dois sentidos ali, daí terminaram de construir a outra pista, passar o tráfego pra lá e não repintaram.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: