Publicado por: edisonlsm | 30/12/2010

Morretes – Garuva (BR-101 PR?)

Ouço falar desta estrada há muito tempo e esses dias atrás, passeando pelo Google Maps, lembrei dela. Então, meu pai pegou informações sobre a estrada e decidimos conhecê-la. Muitas pessoas, inclusive eu, acreditam que este é o trecho original da BR-101 no Paraná que, por alguma razão que eu desconheço, foi abandonado. O trecho que percorremos, da BR-277 até Garuva, tem 68km, todos de chão, e atravessa a Serra do Mar propiciando uma belíssima paisagem. Esse trecho geralmente é percorrido por ciclistas, encontramos um grupo de Morretes no meio do caminho.

Saímos cedo de casa rumo ao trevo secundário de Morretes,que é onde a estrada começa. Pouco depois de deixarmos a BR-277 chegamos ao trecho de serra da rodovia, onde em menos de 5km se sobe uns 400m. A paisagem é belíssima, afinal, você está no meio da mata atlântica. A estrada  é estreita e possui muitas pedras soltas, mas a paisagem compensa. Cruza-se diversos rios, cheios de pedras, uns mais bonitos que os outros.

Após 25km o trecho  de serra finalmente acaba e chegamos a um rio (que já ouvi falar 3 nomes diferentes dele, Canasvieiras, Limeira e Cubatãozinho). Até 2006 não havia uma ponte, tinha que se atravessar o rio de carro (tudo bem que o rio é raso, mas isso dificultava pra quem tem carro baixo), mas foi construída uma ponte de concreto.

Deste rio até Garuva ainda há 43km, mas a estrada é muito boa e larga e não há trechos de serra. Sobre o rio Cubatão (que deságua entre Guaratuba e Matinhos, ali onde passa o ferry-boat) há uma ponte de madeira que, apesar de assustar a primeira vista, é muito boa.

Mas o que chama a atenção nessa estrada, do começo ao fim, são as plantações de bananas. A serra no começo é toda cheia de bananas e no trecho final há enormes campos e até morros apenas com bananas. Desde o Rio Cubatão até chegar na cidade de Garuva tudo que se vê são bananas e mais bananas.

Apesar da dificuldade do trecho de serra (que com uma caminhonete nem é tão grande assim), percorrer este trecho é algo que eu recomendo pois a paisagem vale muito a pena e compensa todo o esforço!

Anúncios

Responses

  1. noss, mt boa as fotos…
    acho maxa passar nessas pontes de madeira, igual do rio cubatão ^^
    parabens pela primeira postagem.

  2. Ola amigo, moro em sao jose pinhais-pr, ja circulei de bicicleta pelo trecho de morretes até limeira pelo rio sagrado até o rio canasvieira e voltei pela localidade de limeira até morretes novamente um passeio inesquecivel e com paisagens otimas recomendo a quem se interresar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: